quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Impressões digitais: Sublimação do Iodo

Na próxima aula vamos realizar a segunda experiência do nosso trabalho com o intuito de revelarmos as impressões digitais mas, desta vez, vamos usar a sublimação do iodo.


O iodo é um não metal do grupo que pertence ao grupo dos halogéneos (situados no grupo décimo sétimo da tabela periódica) e é o menos reativo e eletronegativo de todos os elementos do seu grupo. É um sólido negro e lustroso e com leve brilho metálico. Apresenta como caraterística a sublimação, ou seja, a passagem do estado sólido diretamente para o estado gasoso. Para que haja esta mudança de estado, o iodo precisa absorver calor e este calor pode ser, por exemplo, o do ar que expiramos ou até mesmo o calor de nossas mãos direcionado sobre os cristais. O vapor de iodo apresenta uma cor violeta e, quando está em contacto com a impressão digital latente, forma um produto de coloração acastanhada. O vapor interage com a impressão digital latente através de uma absorção física, não havendo reação química. Esta técnica é utilizada geralmente quando a impressão digital latente encontra-se em objetos pequenos. Uma vantagem que esta técnica tem em relação às restantes, como a do pó, é que ela pode ser utilizada antes de outras sem danificar a impressão digital latente. A destruição da impressão digital latente pode ocorrer após o uso de um produto fixador que evita os cristais de iodo sublimarem novamente da impressão digital.

O índice de iodo de um óleo ou de uma gordura representa a massa de iodo, expressa em gramas, que se adicionam a 100 gramas do óleo ou gordura considerados. O índice de iodo indica o grau de insaturação (há ligações duplas ou triplas) do óleo ou gordura, considerando que o iodo reage com as ligações duplas ou triplas, saturando as ligações (ligações simples); verifica-se que quanto maior o grau de insaturação, maior será, proporcionalmente, o índice de iodo e reciprocamente, quanto maior a quantidade de iodo adicionada, maior o número de ligações duplas quebradas.
O inconveniente da revelação de impressões papilares com vapores de iodo é que elas são transitórias, razão pela qual devem ser utilizados fixadores de iodo.




Até à próxima visita!


4 comentários: